Somente no mês de abril de 2021 o Samu de Jaicós atendeu 83 ocorrências, sendo 45 para casos de Covid-19
No ano de 2020 o Samu de Jaicós fez 515 atendimentos no total, sendo 44 para casos de Covid-19. Já neste ano de 2021, foram 274 ocorrências, sendo 73 para casos suspeitos ou confirmados para o noco coronavírus. O mês de abril foi o que teve mais ocorrências desde os três anos de funcionamento do Samu, totalizando 83 ocorrências, sendo 45 de casos Covid-19.
Diante do crescente número de ocorrências para atendimentos de casos de COVID-19, faço um alerta para a população, é preciso que a população se conscientize, desenvolva empatia, se coloque no lugar do próximo e cumpra o seu papel social nesse momento em que os casos de contaminação pelo novo coronavírus estão em uma curva ascendente. Ao sair de casa, utilize. máscaras, pratiquem o distanciamento social, evitem aglomerações.
É importante reforçar o uso de álcool em gel a 70% e a lavagem das mãos com água e sabão. O vírus é invisível, está em todo lugar e acomete as pessoas de diferentes idades e classes sociais.
Para atender aos pacientes de casos suspeitos ou contaminados pela Covid-19, os socorristas do Samu de Jaicós contam com equipamentos específicos, disponíveis para esse tipo de ocorrência. Além de estarem devidamente imunizados com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, a nossa equipe utilizam máscaras cirúrgicas ou N95, protetor facial, luvas, toucas e aventais descartáveis, além dos macacões e botas. Todas essas ferramentas auxiliam na redução de infecção pela Covid-19 e permitem que os profissionais que atuam arduamente na linha de frente dessa pandemia tenham a proteção adequada.
Para o atendimento dos casos de COVID-19, destinamos uma viatura apenas para essas ocorrências, para evitarmos a proliferação do vírus.
Além dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o Samu de Jaicós atende vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos, queimaduras, casos obstétricos, atendimento psiquiátrico, casos clínicos como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e suspeitas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
O Samu pode ser acionado através do número 192. O atendimento à população funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.