Professores da UESPI criam Rede de Solidariedade para combate à Covid-19 no Piauí
Cuidar de quem cuida, essa é a principal intenção da Rede de Solidariedade e Esperança criada por professores da Universidade Estadual do Piauí
Quem cuida de quem cuida? Foi tentando responder essa pergunta que os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Evandro Alberto de Sousa e Orlando Berti criaram a Rede de Solidariedade e Esperança de Combate à Covid-19 no Piauí. A Rede faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos dois docentes e contemplada em edital da FAPEPI – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí para ações inovadoras sobre a pandemia no estado.
A Rede é virtual por conta da necessidade de isolamento social. Ela contempla profissionais que trabalham diretamente no combate à Covid-19 no Piauí. “Procuramos refletir as ações dos entes públicos e privados de toda a cadeia de combate à pandemia. O projeto pretende interligar desde os profissionais de enfermagem, medicina, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, limpeza, serviços gerais, recepção e etc, enfim todo mundo que está na linha de frente”, destacou o professor Evandro Alberto de Sousa, que também é vice-reitor da UESPI.
“Somos funcionários públicos e precisamos dar respostas, urgentes, à sociedade. Não estamos fazendo favor, é nosso dever fazer esse tipo de pesquisa”, falou o professor Orlando Berti.
O projeto, segundo os dois professores, também conta com a participação da acadêmica de Jornalismo da UESPI Yasmim Cunha, e tem o objetivo de mobilizar os 224 municípios do Piauí, principalmente nos contextos dos 12 territórios de desenvolvimento do estado.
A Rede funciona com a coleta de depoimentos e veiculação dessas histórias por meio do aplicativo Instagram. “Criamos um perfil, nomeado @piauisemcovid para veicular essas histórias”, contou o professor Evandro Alberto. “Recebemos os depoimentos por Whatsapp, (86) 8133 1012, filtramos e veiculamos no Instagram. Pode ser em foto ou vídeo. Qualquer pessoa do Piauí pode mandar depoimentos e relatos sobre o combate à pandemia. Ninguém melhor quem está na linha de frente para relatar o que está ocorrendo, assim a gente cria mais empatia e dá mais vazão a essa importante demanda”, complementou o professor Orlando Berti. “Precisamos ouvir quem está na linha de frente, saber suas histórias, entender o que está ocorrendo”, destacou o professor Evandro Alberto.
A Rede foi formada há um mês, depois do projeto de pesquisa ser um dos seis contemplados por edital de Pesquisa visando soluções inovadoras no Piauí para o combate à Covid-19. Foi o único contemplado de pesquisadores da UESPI. O projeto será feito até outubro deste ano e pretende deixar como herança um manual de práticas e condutas de combate à pandemias e epidemias, não só da Covid-19, mas também de outros problemas. “Estamos em contatos diários com outras redes, entendendo esse processo e, principalmente, deixando heranças de dias melhores”, finalizou o professor Evandro Alberto.
SERVIÇO:
REDE DE SOLIDARIEDADE DE COMBATE À COVID-19 NO PIAUÍ
INSTAGRAM: @piauisemcovid
WHATSAPP: (86) 8133 1012
E-MAIL: [email protected]
Fonte: ASCOM/UESPI