PIONEIRA: policial de Picos é única mulher a participar de curso de Operações Aéreas da PM-PI
Protagonismo e pioneirismo feminino, força, coragem! São palavras que caracterizam a policial militar, cabo Maura Isabel de Lima Luz, única mulher a participar do IV Curso de Estágio de Operações Aéreas da Polícia Militar do Piauí. A formação realizada no mês de julho é uma etapa preparatória para instalação de uma Companhia Aérea no 4° Batalhão da PM, em Picos.
A Cabo Maura Luz integra a equipe que sobrevoará a “Capital do Mel” nas ações das forças policiais. O projeto está previsto para ser iniciado em novembro deste ano com atuação integrada ao Canil do 4° BPM de Picos.
A PM, Maura Luz, relatou que o curso foi desafiador e que por diversas vezes precisou superar limites no campo físico, mental e emocional.
“Tive a oportunidade de participar desse estágio, fui a única mulher a participar desse estágio. Foi um curso bem difícil, exige muito a questão física e psicológica, você tem que estar preparada tanto fisicamente quanto psicologicamente, pois são várias etapas de água, altura, força física e psicológica. Temos a promessa de trazer, em novembro, a Companhia Aérea para Picos e vamos aproveitar essa oportunidade para ambientar nossos cães e juntamente trabalhar com o grupamento aéreo”, explicou Maura Luz.
Foto: Paula Monize/Cidadeverde.com
Cabo Maura Luz
O pioneirismo tem sido uma marca nos 10 anos de carreira policial de Maura Luz. Em 2018, ela participou de um Curso de Operações com Cães, no Estado da Bahia, ocasião em que foi implantado o Canil na PM de Picos.
“Eu participei do Curso com Operações com Cães em 2018, na Bahia, onde eu tive a oportunidade de ganhar um cão policial, o Thor, doado por um dos adestradores da Polícia Civil. Foi quando iniciamos os trabalhos com cão policial na cidade de Picos, onde foram feitas várias apreensões de entorpecentes. Os policiais que atuam no Canil do 4° BPM são preparados e tem cursos”, frisou.
Questionada sobre ser exemplo de determinação e coragem para outras mulheres, Maura ressaltou que é preciso acreditar em si mesma e lutar pelos sonhos.
“A minha participação no estágio pode ter como exemplo de que a mulher não precisa se limitar simplesmente ao fato de ser mulher. Ela pode sim, desde que ela acredite e corra atrás dos seus sonhos, sempre treinei, sempre acreditei que eu posso e fui atrás, consegui. Que isso sirva de motivação não só para mulheres, mas para todos que tenham medo de fazer alguma coisa, se achar inferior. Eu ainda tenho muitos planos e acredito cada dia que a gente tem que se superar”, disse a cabo.
O comandante do Canil do 4° BPM, sargento Atan, reforçou o protagonismo da Cabo Maura que passará a assumir mais uma missão na PM de Picos.
“Hoje temos bons resultados, toda ação que é necessária uso do cão sempre temos bons resultados. A Maura é sempre uma pessoa que a gente indica para fazer esse trabalho e agora por último ela se saiu muito bem no treinamento aéreo. Estamos aguardando a instalação da companhia, para nossa grande cabo Maura contribuir, ela está de parabéns. Nós temos muitas policiais mulheres competentes”, pontuou.
Sargento Atan
O IV Curso de Estágio de Operações Aéreas foi realizado nas cidades de Teresina, Beneditinos e Parnaíba e teve sua conclusão em 31 de julho. Ao todo, 34 policiais participaram do curso e 29 concluíram.
Imagens: Polícia Militar
Paula Monize/Portal Cidade Verde
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229