Esportes

Piauí já conquistou um ouro, duas pratas e um bronze em Olimpíadas; veja medalhistas

São Paulo é o estado com o maior número de medalhas com 232 atletas no pódio

As Olimpíadas em Paris 2024 chegaram ao fim no último domingo (11) com Brasil na 20º posição no quadro de medalhas, somando 20 medalhas conquistadas nesta edição. Com esse resultado, o Brasil atinge um total de 170 pódios desde o início das olimpíadas em 1920. O estado do Piauí contabiliza ao longo da história um ouro, duas pratas e um bronze.

A trajetória olímpica do Piauí é marcada por nomes importantes no esporte nacional. A judoca Sarah Menezes fez história em Londres 2012 ao conquistar o primeiro e único ouro do estado nas Olimpíadas. Em Paris 2024, Sarah voltou ao cenário olímpico, desta vez como técnica do time feminino de judô, equipe que conquistou o ouro com Bia Souza e a prata da Larissa Pimenta.

Na edição dos Jogos Olímpicos Paris 2024, a única medalha em que foi conquistada no Piauí foi a prata de Adriana Silva no futebol feminino no sábado (10), em partida contra os Estados Unidos. Além dessas conquistas, o Piauí também comemorou a prata do velocista Cláudio Roberto Souza nos Jogos de Sydney 2000 e as medalhas no futebol: a prata de Rômulo em Londres 2012 e o bronze de Zé Maria em Atlanta 1996.

Olimpíadas 2024: Piauí conquista ouro, duas pratas e um bronze desde 1920 - (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Olimpíadas 2024: Piauí conquista ouro, duas pratas e um bronze desde 1920

No cenário nacional, São Paulo é o estado com o maior número de medalhas, com 232 atletas no pódio, seguido por Rio de Janeiro com 99 medalhas e Minas Gerais com 45.

Entre os destaques paulistas, Rebeca Andrade, nascida em Guarulhos, se sobressai com seis medalhas olímpicas, incluindo dois ouros em Tóquio 2020 e Paris 2024 e a judoca Bia Souza conquistou duas medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024. Outros grandes nomes incluem Robert Scheidt, com cinco medalhas no iatismo, e César Cielo, na natação brasileira, marcou história ao conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 nos 50 metros livre e estabelecer um recorde olímpico nessa mesma prova.

Rio de Janeiro, por sua vez, é representado com bicampeãs olímpicas do vôlei feminino, Fabi Alvim e Thaísa, e os velejadores Marcelo Ferreira e Martine Grael, que conquistaram duas medalhas cada um. Enquanto Minas Gerais se destaca principalmente no vôlei, com atletas como Fabiana e Ana Patrícia, além do histórico ouro de Giovane e Talmo em Barcelona1992, que fizeram história no esporte.

Com edição de Nathalia Amaral/Portal O Dia

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais