Geral

Levantamento do CFM aponta que Piauí tem mais de 200 casos de violência contra médicos

Um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que no Piauí foram registrados 241 casos de violências contra médicos em estabelecimentos de saúde. São Paulo tem o maior número de casos do Brasil, com 18.406 registros. O Piauí é o 18º estado do Brasil e sexto do Nordeste.

Os dados foram coletados pelo CFM junto às Polícias Civis das 27 unidades da Federação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), entre os anos de 2013 e 2024.

As violências registradas são de ameaça, lesão corporal, desacato, injúria, calúnia, difamação, constrangimento, perturbação, furto e vias de fato.

A recomendação do CFM, é que em caso de ameaça, o médico deve registrar ocorrência na delegacia mais próxima ou online; informar, por escrito, às diretorias clínica e técnica da unidade hospitalar sobre o ocorrido; e apresentar dados dos envolvidos e testemunhas. Ele deve encaminhar o paciente a outro colega, se não for caso de urgência e emergência.

Se a ocorrência envolver agressão física, o CFM indica que o médico compareça à delegacia mais próxima e registrar o BO (haverá necessidade de exame do corpo de delito); apresentar dados dos envolvidos na agressão e de testemunhas; comunicar o fato imediatamente às diretorias clínica e técnica da unidade hospitalar para que seja providenciado outro médico para assumir suas atividades.

Fonte:  Jade Araujo/Cidade Verde


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais