Jaicós vai sediar o Programa Passo à Frente que vai atender mais cinco municípios
A Secretaria Municipal de saúde realizou manhã desta terça-feira (16.abr), uma reunião no auditório da Assistência Social, para orientar os profissionais da saúde do município sobre o Programa Passo à Frente, os Agentes de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipe da fisioterapia do Hospital Florisa Silva.
A secretaria de saúde de Jaicós Audeli Coutinho fez a abertura da reunião e deu as boas-vindas aos secretários de saúde que fazem parte do projeto: Gardênia Oliveira, de Vera Mendes, Wilson Marcelo, de Campo Grande, Deliany Cavalcanti e Matias Lopes, de Itainópolis.
A reunião foi conduzida pelos profissionais, Aderson Luz, Superintendente Multiprofissional do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), Rosélia Carvalho, Coordenadora dos Programas e Estratégias da Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI) e Raquel Brito, coordenadora de projetos do (CEIR).
O Programa Passo à Frente funciona por meio do Projeto Oficina Ortopédica Itinerante, uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, e Secretaria Municipal de Saúde e administração da Associação Reabilitar. Através dele, pessoas de todo o Piauí são beneficiadas com equipamentos ortopédicos, como próteses, próteses e cadeiras de rodas, sem que haja necessidade de deslocamento até a capital do estado, Teresina.
Antes da entrega dos equipamentos, a equipe do Passo à Frente executa o programa em três etapas: primeira etapa é a sensibilização junto aos gestores municipais, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, fisioterapeutas para orientações sobre o funcionamento do projeto, quais equipamentos serão concedidos e como fazer a organização dos processos.
Na segunda etapa, são realizadas as medições e os moldes gessados, de acordo com a demanda apresentada pelos municípios, Jaicós, Massapê, Vera Mendes, Itainópolis, Patos e Belém, estão previstos para dia 20 de maio, no Patronato, bairro Serranópolis.
Na terceira e última etapa de execução, são entregues os equipamentos, como cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito, além de fabricação de próteses e próteses, está previsto para o mês de setembro.