Geral

Em meio a ato público, conselho da UFPI se reúne para homologação da eleição para nova reitoria

O Conselho Universitário da UFPI (Consun) está reunido na manhã desta quarta-feira (26) para homologar a consulta pública sobre a eleição da reitoria. Na próxima reunião é que vai definir a lista tríplice, que será encaminhada ao presidente Lula, para escolha da nova reitora. Pela primeira vez, a maior instituição federal no estado terá uma mulher como reitora. Professores e alunos fazem ato em frente a reitoria, cobrando que o nome da professora Nadir Nogueira seja referendado.

A reunião iniciou por volta das 9h30 e a previsão é demorar cerca de duas horas. O Conselho Universitário, instância máxima, se reúne para homologar ou não o resultado da eleição. O conselho tem 42 integrantes e é presidido pelo reitor Gildásio Guedes. O

Há cerca de 40 dias ocorreu a eleição para escolha do novo reitor e a chapa 2, composta por Nadir Nogueira e Edmilson Moura venceu com 48,3% dos votos. Mais de 49 mil eleitores estavam aptos a votarem na eleição. Em segundo lugar ficou Lívia Nery com 34,85% e Flávia Lorene com 16,84%.

“Que a democracia vença, que respeite a vitória. Ninguém questionou esse resultado. Após 10 dias começaram as fake news, que é um modelo que vem acontecendo, ou seja, ele questiona as urnas, questiona a vontade da Comissão. Não  iremos macular a história da Universidade Federal do Piauí com eleição de tapetão, de tentativa de golpe”, disse a professora Nadir.

A Adufpi ( Associação dos Docentes da UFPI) participa do ato em frente a reitoria e semana passada divulgou nota pedindo agilidade na definição da lista tríplice.

Nota da administração da UFPI

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí informa que o rito para escolha da lista tríplice do processo para escolha de reitor (a) está seguindo os trâmites legais, com respeito aos prazos e regramentos estabelecidos pelo Conselho Universitário (CONSUN), o que já é de conhecimento da comunidade acadêmica. A Administração Superior da UFPI reitera que não interfere no processo e que cabe ao CONSUN o anúncio e a justificativa do resultado da lista que será apresentada. Ademais, respeita todas as manifestações pacíficas e democráticas.

Fonte: Yala Sena/Cidade Verde


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais