Municípios

Defensoria apura Danos Coletivos na Penitenciária Feminina de Picos; saiba os motivos

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) que, por sua vez, não apresentou esclarecimentos sobre a situação.

A Penitenciária Feminina Adalberto de Moura Santos, na cidade de Picos (PI), passa por procedimento de Apuração de Danos Coletivos (PADAC), após a Defensoria Pública do Estado do Piauí constatar superlotação de detentas, má qualidade da alimentação e na água fornecidas pelo sistema prisional.

Segundo o defensor público da 7ª Defensoria Regional de Picos, Marcus Vinicius Sousa, o PADAC foi instaurado considerando a estrutura deficiente e superlotação do estabelecimento prisional que chega a ultrapassar 200% da sua capacidade.

“Fizemos uma inspeção na Penitenciária, em 14 de maio deste ano, e constatamos essa situação de estrutura deficitária com as celas que tem capacidade para 4 internas contando com até 12 pessoas que chegam a dividir os colchões, a Unidade Prisional conta hoje com 34 mulheres, sendo que sua capacidade é para 13 internas”.

Conforme o defensor, foram constatados problemas relacionados a má qualidade da alimentação e problemas no abastecimento de água.

Por meio de uma vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros, também foi identificada a inexistência de um Plano de Combate a Incêndio e Pânico.

“Consideramos as questões apontadas pelo Corpo de Bombeiros quanto ao Plano de Combate a Incêndio e Pânico em vistoria realizada pela corporação em 21/05/2024. Algumas celas também recebem a incidência direta dos raios solares, a circulação do ar é deficitária”, informou.

Marcus Sousa explica ainda que foi requisitada nova inspeção a ser realizada em breve pelo Corpo de Bombeiros, na qual será constatada que avanços foram tomadas em relação ao Plano de Combate a Incêndio e Pânico e que esses novos dados, assim como o resultado da inspeção da Vigilância Sanitária, serão considerados para serem anexados ao PADAC.

Procurada pelo Portal Clube Newsa Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informou que não vai se pronunciar neste momento. O espaço continua aberto para esclarecimentos.

Fonte: Portal Clube News


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais