Geral

Chuvas de grande volume podem atingir Rio Grande do Sul nesta semana

De acordo com a previsão, os volumes acumulados poderão atingir a marca de 120 milímetros

Novas chuvas estão previstas para acontecer no Rio Grande do Sul entre a próxima sexta-feira (14) e a segunda da semana seguinte (17), conforme divulgado pela Defesa Civil nesse domingo (9). Uma frente fria está sendo monitorada pela Sala de Situação do estado.

De acordo com a previsão, os volumes acumulados poderão atingir a marca de 120 milímetros com mínima de 50mm nas regiões das Missões, centro e noroeste gaúchos. Já em Porto Alegre e na região metropolitana, nos Vales e Serra, a previsão é de volume menor: entre 45 e 75 mm. “Ainda permanece a condição de novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país. A Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período”, informa a Defesa Civil.

No dia 23 de maio foi um dia de fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre já estava alguns dias sem registro de chuvas e agora recebeu precipitações prolongadas causando alagamentos de ruas e avenidas no centro-sul da capital.

Após as grandes enchentes no início do mês, Porto Alegre que já estava se recuperando das águas, voltou a ficar inundada e muitas pessoas tiveram de deixar suas casas. Um relatório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) da cidade, explica que os alagamentos estão acontecendo por conta da falta de drenagem em algumas áreas causada pelo acúmulo de lixo. “Como o nível destes arroios está elevado, as águas da chuva não têm para onde escoar. Por isso, acabam retornando pelas bocas-de-lobo”, informou o órgão, em postagens nas redes sociais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, acrescenta o instituto. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Portal O Dia


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais