Chelsea espanta crise, vence Dortmund e avança às quartas da Champions
O Chelsea reagiu e está classificado para as quartas de final da Liga dos Campeões 22/23. Os Blues venceram o Borussia Dortmund por 2 a 0, nesta terça-feira (7), em Stamford Bridge, e avançou no torneio após ter sido superado no jogo de ida das oitavas por 1 a 0.
Os gols da vitória foram marcados por Sterling, aos 43 minutos do primeiro tempo, e por Havertz, de pênalti, aos 7 da etapa final.
O tento da classificação saiu em cobrança de penalidade que contou com atuação dupla do VAR.
A tecnologia primeiro chamou o árbitro para rever o lance em que a bola bateu na mão de Wolf dentro da área, e depois foi acionada para retomar a cobrança após invasão de jogadores do Dotrmund na batida que acertou a trave.
Os Blues quiseram aproveitar o apoio da torcida desde o início e criaram diversas chances, principalmente em jogadas de velocidade. No entanto, a equipe inglesa estava pecando nas finalizações.
Sterling e Kai Havertz chegaram a desperdiçar oportunidades claras de gol antes de marcarem. O primeiro gol só saiu depois do nono chute do time da casa.
O Dortmund tentou segurar o adversário a até controlou a posse de bola, mas não resistiu à artilharia do Chelsea nem teve sucesso para buscar uma reação com o placar desfavorável. Os visitantes foram pouco criativos e viram ruir a vantagem construída no confronto de ida.
Com a vaga garantida, o Chelsea agora espera a definição dos demais duelos das oitavas e a realização do sorteio para conhecer o seu adversário nas quartas.
O duelo começou com dez minutos de atraso devido a um atraso na chegada da delegação do Dortmund e terminou com discussão entre os jogadores, mas sem grandes incidentes.
CRISE AFASTADA
A classificação na Champions é uma reação do Chelsea na temporada. A vitória serviu para afastar o mau momento da equipe, que abriu os cofres e quebrou um recorde internacional ao gastar R$ 3,4 bilhões em reforços no último ano.
Os Blues chegaram para a partida com apenas duas vitórias nos últimos dez jogos. No Inglês, o clube amarga a décima colocação, estando a 11 pontos de distância da zona de classificação para a próxima edição da Champions.
Apesar disso, o time de Graham Potter encontrou forças para o jogo mais importante do ano até então e marcou dois gols pela primeira vez em 2023. Antes, a equipe só havia balançado as redes adversárias cinco vezes desde o início de janeiro.
A vitória dos ingleses também significou o fim de uma sequência de dez jogos de invencibilidade do Dortmund. Os alemães não perdiam desde o início de dezembro do ano passado.
DESTAQUES E GOLS
Chance perdida. Sterling desperdiçou uma grande oportunidade logo no 2º minuto de jogo. O atacante foi acionado com espaço e invadiu a área, mas segurou a bola por muito tempo e acabou travado pela marcação.
Quase um golaço de falta. Aos 16, Reus foi para a cobrança perto da entrada da área e bateu com efeito. A bola fez a curva por cima da barreira e tinha endereço, mas Kepa se esticou no limite para defender.
Trave. Aos 27min, Wolf tentou afastar um cruzamento na área do Dortmund, mas a sobra ficou com Havertz. O camisa 29 mandou de primeira e carimbou a trave esquerda. A bola ainda quase desviou para dentro do gol, mas foi para a linha de fundo.
1º gol do Chelsea anulado. Aos 38min, Sterling foi lançado em profundidade e parou em Meyer, só que Havertz ficou o rebote e bateu colocado, marcando um golaço. O tento, porém, foi anulado por impedimento do camisa 17 na jogada.
1×0. Aos 43, o Chelsea insistiu pela esquerda e Chilwell conseguiu cruzar para a área. A bola foi até Sterling, que inicialmente furou, mas conseguiu se ajeitar, venceu a disputa e bateu firme, no alto, para inaugurar o placar.
2×0. Aos dois minutos da segunda etapa, Chilwell cruzou e a bola bateu na mão de Wolf, que estava na área. O árbitro marcou pênalti após ser acionado pelo VAR.
Havertz foi para a bola e deslocou Meyer, mas o chute explodiu na trave. A cobrança, no entanto, foi retomada por ter invasão dupla do Dortmund. Havertz repetiu a batida na segunda chance e ampliou o marcador.
2º gol do Chelsea anulado. Aos 30 do segundo tempo, Sterling foi novamente lançado na velocidade e avançou sozinho, tocando para Gallagher só empurrar para dentro do gol. No entanto, a jogada foi invalidada por novo impedimento.
Fonte: FOLHAPRESS
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229