Destaques

Após operação da PF, Carlos Anchieta pede desligamento da Secretaria de Cultura do Piauí

Investigação apontou que empresas investigadas receberam R$ 1,67 milhão em premiações custeadas com recursos da Lei Aldir Blanc

A10+ apurou que Carlos Anchieta, secretário estadual de Cultura do Piauí, pediu desligamento do cargo para preparar defesa no processo que investiga suposto esquema de lavagem de dinheiro em editais culturais da Secretaria de Cultura do Piauí. Em investigação, a Polícia Federal apontou que empresas investigadas no projeto receberam R$ 1,67 milhão em premiações custeadas com recursos da Lei Aldir Blanc. A ação ocorreu no último dia 29 de agosto.

Com o afastamento de Anchieta, a advogada Ingrid Pereira da Silva será nomeada interinamente para o cargo de Secretária de Cultura do Estado do Piauí. As investigações da PF identificaram transações financeiras entre as empresas supostamente favorecidas e agentes públicos. Um dos servidores apresentou uma evolução patrimonial incompatível com seus rendimentos em período posterior à realização dos mencionados editais culturais.

Ainda segundo a polícia, alguns repasses apresentaram indícios de que parte dos recursos foi transferida a pessoas físicas e jurídicas com características de pessoas interpostas e empresas de fachada, com o intuito de promover a lavagem de dinheiro. Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de capitais, cujas penas máximas somadas podem chegar a 25 anos de prisão.

O ator, produtor e arte educador Carlos Anchieta assumiu a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em 2020, ainda no governo de Wellington Dias. Ele prosseguiu na gestão de Regina Sousa e foi mantido por Rafael Fonteles em 2022. Publicamente, o Governo do Piauí não comentou nada sobre a operação da Polícia Federal.

Carlos Anchieta se pronuncia sobre saída 

Em nota divulgada na noite desta quinta (05), Anchieta confirmou o afastamento da pasta e afirmou que vai colaborar com as autoridades policiais acerca da investigação.

“Informo que, para garantir a transparência, a lisura, a fluência e a independência das investigações que citam meu nome, durante período em que eu estava como gestor da Secretaria de Cultura do Piauí, e para que não paire nenhuma dúvida sobre a autonomia das apurações em voga, estou renunciando ao cargo de secretário de estado da Cultura. Assim, espero colaborar, de maneira irrestrita e incondicional, para que tudo seja devidamente esclarecido”, disse.

Fonte: Portal A10+


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais