Cocal dos Alves: cidade é referência nacional em aprendizado de matemática
Estudantes do município já conquistaram quase 300 medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática
O município de Cocal dos Alves, no interior do Piauí, alcançou reconhecimento nacional ao se tornar uma referência em competições de matemática, sendo considerado a “capital da Matemática” no estado. A pequena cidade, com cerca de 6 mil habitantes, acumula impressionantes 299 medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) ao longo de 18 anos de participação.
Entre 2005 e 2023, os estudantes de Cocal dos Alves conquistaram um total de 55 medalhas de ouro, sendo 22 delas somente no intervalo de 2016 a 2018. Além das medalhas douradas, a cidade registra ainda 101 medalhas de prata e 143 de bronze, consolidando-se como um polo de excelência no ensino de matemática e inspiração para outros municípios do Piauí.
Na cidade apelidada de “terra da matemática”, Raimundo Alves é quase uma personalidade do município. Amado pelos alunos e respeitado por toda a comunidade, o professor da disciplina que deu fama à Cocal dos Alves, no norte piauiense, afirma dar apenas continuidade a um trabalho iniciado há cerca de 20 anos.
“Eu tive ótimos exemplos para estar hoje como professor. Nunca tive dúvidas quanto à minha profissão e a exerço com muito orgulho”, inicia.
Chamado carinhosamente de “Raimundinho”, por alunos e colegas, ele leciona matemática há 14 anos no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, escola onde também estudou e se apaixonou pela área.
O docente garante que a dedicação é algo aprendido ao longo dos anos como aluno do Ceti. Ele também foi medalhista Obmep e mesmo com a possibilidade de seguir uma carreira na Engenharia Civil, optou pelo magistério e pela possibilidade de devolver à sua comunidade o muito que lhe foi ensinado, ajudando a formar a próxima geração. “Procuro sempre dar uma aula que eu gostaria de assistir”, conclui o professor em meio aos elogios.
Conecta Piaui
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229