Política

TRE-PI envia ao TSE pedidos de tropas federais para Eleições 2024

A corte aprovou, por unanimidade, o relatório do vice-presidente do TRE-PI e corregedor, desembargador Ricardo Gentil

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE-PI) os pedidos de 54 zonas eleitorais para reforço de tropas nacionais na segurança das eleições municipais.

A corte aprovou, por unanimidade, o relatório do vice-presidente do TRE-PI e corregedor, desembargador Ricardo Gentil, na tarde de segunda-feira (29). A solicitação foi encaminhada ao TSE, em Brasília (DF), responsável pelo deferimento do pedido e pelas logísticas de envio e custeio da operação.

Em seu relatório, o desembargador argumentou a necessidade do incremento na segurança, “visando garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados”.

O pedido é acompanhado de justificativa – contendo os fatos e circunstâncias de que decorra o receio de perturbação dos trabalhos eleitorais -, que deverá ser apresentada separadamente para cada zona eleitoral, com indicação do endereço e do nome do juiz eleitoral a quem o efetivo da força federal deverá se apresentar.

Na manhã de ontem (29), o TRE-PI começou a enviar nesta segunda-feira, 29, as 8 mil urnas eletrônicas que serão usadas na votação, no dia 6 de outubro. O primeiro carregamento está sendo feito por três caminhões que saíram de Teresina, levando cerca de 1.800 urnas.

“A intenção do TRE é que até o final do mês de agosto, todas as urnas eletrônicas já estejam nos cartórios eleitorais para que sejam preparadas para a votação”, disse o chefe do setor de informática do TRE-PI, Anderson Lima.

Fonte: Portal Clube News


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais