Destaques

Inmet emite alerta laranja de baixa umidade para o Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O instituto também registra alerta amarelo – de perigo potencial – para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.

Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são:

Tocantins, Rondônia e Pará, na Região Norte; Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, na Região Nordeste; Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste, e o Paraná, na Região Sul.

O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.

Deserto

Onze municípios piauienses registraram níveis de umidade semelhantes aos do deserto, na quarta-feira (4), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. As cidades de Gilbués e Santa Filomena chegaram a registrar 8%, por volta das 17h.

No deserto do Saara, por exemplo, a umidade do ar varia de 15% e 5%. A climatologista Sara Cardoso explicou que a falta de chuva e a alta temperatura faz com que a umidade, literalmente, evapore, chegando a níveis desérticos.

As mudanças climáticas, desmatamento, aumento dos incêndios florestais, o aumento da urbanização contribuem para cada ano que passa, as temperaturas fiquem mais altas e com isso, a queda da umidade do ar.

Fonte: Portal Cluebe News


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais