Valdemar dá nova ordem no PL sobre sucessão de Arthur Lira na Câmara
Valdemar e Jair Bolsonaro estão alinhados com Lira e se comprometeram a apoiar o nome escolhido por ele
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, determinou que o partido só discuta a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados após as eleições de outubro. A decisão já foi comunicada a Arthur Lira (PP-AL), que impôs uma ordem de silêncio entre os candidatos ao comando da Casa. Lira afirmou que só apoiará quem se mantiver discreto sobre o tema nos próximos cinco meses.
ALINHAMENTO COM LIRA
Valdemar e Jair Bolsonaro estão alinhados com Lira e se comprometeram a apoiar o nome escolhido por ele. No entanto, o PL já sinalizou que quer ter poder de veto caso o apadrinhado por Lira desagrade à legenda. Bolsonaro, por exemplo, deixou claro que não aceitará um candidato que ele considere ser de esquerda.
ESTRATÉGIA PARA OBTER APOIO
Os pré-candidatos Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA) adotaram o silêncio sobre a eleição interna da Câmara, na expectativa de obter o apoio de Lira. Por outro lado, Marcos Pereira, presidente do Republicanos e também candidato, não seguiu a orientação. Pereira, que contava com o apoio de Lira, agora duvida que o acordo inicial será mantido.
INCÔMODO DE LIRA
Arthur Lira tem demonstrado grande incômodo com a antecipação do debate sobre sua sucessão, que ocorrerá em fevereiro de 2025. Ele enxerga um movimento para esvaziar sua influência e está trabalhando para neutralizar essas ações. O parlamentar considera fundamental manter a ordem e a estabilidade até que o momento adequado para a discussão chegue.
Fonte: Meio News
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229